quarta-feira, 6 de maio de 2009

De trás pra frente


Desde o início do trabalho do técnico Mano Menezes no Corinthians, ele, e os cronistas esportivos, já diziam que o Corinthians começaria a ser arrumado pela defesa. 


O sentido parece evidente, mas pouca gente percebe o quão eficiente e preciso foi isso. 

Vamos analisar o time titular da conquista do Palistão 2009.

Remanescentes de antes da vinda de Mano Menezes, apenas Felipe (único destaque em 2007), e Dentinho (a jovem promessa). 

Das primeiras contratações, feitas já para o Paulistão 2008, sobraram exatamente os quatro homens da linha de defesa: Alessandro, Chicão, William e André Santos. Todos titulares absolutos nesse quase um ano e meio (o único que oscilou foi o Alessandro, mais por contusões que por qualquer dúvida de sua capacidade). 

O meio campo veio para a Série B, e estou certo que se houvesse chegado um pouco antes, o título da Copa do Brasil 2008 teria ido pro Parque São Jorge. Mas Cristian, Elias e Douglas vieram no meio de 2008. Cristian por último.

Defesa e meio-campo formado, faltava o ataque. A cereja do bolo. E veio Ronaldo, no final de 2008, porém com estréia apenas em Março de 2009. 

Completa a lista o Jorge Henrique. Jogador que não me agrada, assim como não agradava o Lulinha, que exercia exatamente a mesma função. Mas não posso negar sua importância tática para o time. E aí é mais um mérito do Mano. Saber buscar e encaixar a peça certa para funcionamento do time. 

Ainda acho que dá pra melhorar. Dentinho e Jorge Henrique são importantes, encaixam bem no estilo do time, mas com certeza seria melhor ter jogadores que exercessem essas funções e ainda soubessem o que fazer com a bola. Mas Dentinho é a garantia de caixa do clube. Logo deve ser vendido, e tomara venha um substituto ainda mais capacitado. 

Douglas também pode ser substituído, pois caiu muito de rendimento em 2009.

Mas independente disso, o time está completo. Da defesa pro ataque. Agora só falta o banco. 

Um comentário:

Anônimo disse...

VOLTA HERRERA!

Manda o Dentinho pra PQP e contrata o Herrera!!!!

E eu sou Mano do Mano =D