segunda-feira, 31 de março de 2008

Depender dos "outros" é o problema?


Três meses depois a cena se assemelha, mas não chega a ser igual:

-A primeira cena ocorreu no fatídico 2 de dezembro de 2007, a fiel (e o Brasil inteiro) assistem ao jogo do Corinthians contra o Grêmio, dividindo a atenção com o outro jogo extremamente importante da rodada (na verdade o resultado dessa conjuntura era mais importante do que o próprio campeão), Goiás x Internacional. Porem, o Corinthians dependia só dele, e com uma vitória se livraria do infausto castigo do rebaixamento.

-A segunda cena terá seu final concretizado no próximo domingo. Os protagonistas dessa vez estão em maior número: Corinthians x Noroeste, Santos x Ponte Preta e São Paulo x Juventus. O que está em jogo agora não é a permanência na divisão principal de um campeonato, mas sim a classificação para o quadrangular do fraquíssimo Campeonato Paulista de 2008. Dessa vez, o Corinthians não depende só dele, pois alem de fazer a sua parte, terá que torcer por tropeços de São Paulo e Ponte Preta.


Mais uma vez se fala em “Mala-Branca”. Mais uma vez torcedores de clubes rivais debatem sobre uma possível “entrega”. Mais uma vez o corintiano se vê refém da [anti]ética e [anti]profissionalismo adversário.


Perguntas oportunas:

- Se a natural falta de qualidade de Santos e Juventus fizerem com que São Paulo e Ponte Preta ganhem seus respectivos jogos, julgaremos os dois times culpados pela nossa desclassificação?

- Se o Santos, jogar de acordo com sua costumeira pequenez, e entregar o jogo, ou entrar com time reserva (como se o titular fosse lá essas coisas), etc., ele será o grande culpado pelo nosso fracasso? Mais uma vez buscaremos culpados na falta de ética e profissionalismo alheio?

- Mais uma vez buscaremos desculpas nos erros de arbitragem e possíveis teorias anti-Corinthians?


A resposta deveria soar uníssona entre todos os corintianos: NÃO!

É evidente que o Corinthians foi prejudicado pela arbitragem em alguns jogos, fato extremamente claro na partida contra o Santos, mas os mesmos 3 pontos questionados não fariam falta se tivesse vencido umas das 4 partidas que empatou seguidamente da quarta a sétima rodada. Ou ainda se ganhasse do fraquíssimo Juventus em casa, estando a frente do placar em duas oportunidades. Se não nos classificarmos o único culpado disso é o próprio Corinthians e mais ninguém.

Já chega de escondermos nossas falhas nos erros dos outros, já é hora de enxergarmos nossas incompetências a fim de corrigi-las. Mais culpado que qualquer exemplo já citado é a falta de planejamento, é o domínio de [carniceiros] empresários que mandam e desmandam nas categorias de base do Corinthians e nas [pseudo]contratações, é a falta de coragem e ousadia, é a falta de qualidade técnica dos jogadores, é a apatia do time em alguns jogos. Enfim, tudo aquilo que cansamos de saber, mas fingimos não acreditar.


Mas, ainda assim eu ainda acredito naquilo que só o Corinthians é capaz de proporcionar: Um milagre corintiano.

VAI CORINTHIANS, NÃO PARA DE LUTAR!

4 comentários:

Ândi disse...

Acho que tudo que estiver errado tem que ser criticado.

Não dá pra fechar os olhos pra pouca vergonha que se tornou o Paulistão e sua arbitragem, como também não dá pra ignorar os sérios problemas do nosso time.

Rogério (Scroob) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério (Scroob) disse...

Não da pra gente ficar colocando a culpa no Santos caso perca para a Ponte.

Não acredito em entrega, mas e se acontecer?? qual é o problema? Azar o nosso que chegamos a ponto de depender deles pra passar de fase.

Mas infelizmente, caso o Corinthians não avance, vamos ver poucas criticas ao time, e muitas críticas ao Sálvio e ao Santos, que se perder, certamente na cabeça de alguns, será propositalmente.

Alguns vão fechar os olhos para os nossos próprios erros, afinal, sempre é mais cômodo criticar os outros do que olhar o próprio rabo.

Assim como foi em 2007, muitos culparam o Internacional pela nossa queda, como se o responsável pelo vexame fosse isso.

Cookie disse...

Não..ninguém, ou pelo menos eu, não fecho os olhos pra ruindade do time.

Aliás, pelo contrário, sempre critico isso.

Agora o motivo de estarmos fora, é sim, a arbitragem..tropeços todos dão ao longo do percurso...o porco (possível campeão antecipado e arrumado) também teve os seus, também empatou com o Mirassol em casa, empatou tb com o rebaixado Rio Claro e perdeu e empatou dos inoperantes Ituano e Rio Preto respectivamente ...

E só nós fomos tão prejudicados pelos tropeços ...claro, pq tb fomos praticamente arrancados das finais pela arbitragem, coisa que o porco não foi.

Eu duvido mto que não esteja vendido!