terça-feira, 8 de abril de 2008

Carlos Alberto


Sim, Carlos Alberto, o gato. Mas por que resolvi falar justamente deste valente e polivalente jogador? Pela simples razão de que seu exemplo simboliza muito bem o que é e como está o Sport Club Corinthians Paulista.

Carlos Alberto é um mau jogador? Para responder essa pergunta, é preciso citar suas qualidades e seus defeitos.

Prós: Tem muita velocidade e muita disposição. Sua disposição desenha uma imagem de raça que é, sem dúvida, o que lhe dá muita simpatia com a torcida. E a velocidade lhe deu a simpatia do Mano Menezes para atuar como lateral/ala improvisado. Com ele atuando pela direita, o Corinthians ganhou muitas possibilidades nas saídas de bola, principalmente em jogos em que o time atua defensivamente (todos), pois ele consegue dar rapidez à bola, e sempre posiciona-se com algum espaço. Acabou, com isso, tornando-se uma peça muito presente no esquema alvinegro.

Contras: Não sabe chutar; não sabe cruzar; não tem bom passe; e não sabe marcar (basta ver, por exemplo, os gols tomados contra o Fortaleza e contra o Noroeste - em especial o segundo). E não é que não seja bom nesses fundamentos. Ele simplesmente NÃO SABE. Nada! Zero.

Ter, após uma eliminação, entre os jogadores salvos das críticas, alguém com baixa qualidade técnica, mas muita garra, não é novidade no Parque São Jorge.

Agora, ter um jogador como o Carlos Alberto apontado como um dos que se salvam para a sequência da temporada, é sim muito assustador. De que adianta uma saída rápida com a bola, se ao chegar lá na frente ele não vai acertar o cruzamento, ou o passe, ou o chute?

Há quem diga que ele não tem atuado bem por estar jogando fora de sua posição de origem. Ora, eu não creio que o simples fato de colocá-lo no meio-campo vá torná-lo um bom chutador, um bom passador e, o que é mais preocupante, um bom marcador.

Também não precisamos limá-lo. Como as outras opções para homens de marcação no meio sofrem da mesma carência (ou superior) de qualidade técnica, é possível aproveitá-lo vez por outra na função. Mas, por Deus, quando forem analisar as contratações necessárias para o Timão 2008, não contem o Carlos Alberto como titular! Não dá!

3 comentários:

victorsccp disse...

Carlos Alberto não tem tecnica nenhuma...mas tem vontade!

Poderiamos usar ele no meio campo e trazer um LD

ele se destaca pela vontade , tem um pulmão de camisinha...e não cansa nunca...

mas não podemos ficar com ele a vida toda...pq ele da varias brexas no jogo..varias...e chuta mal demais!

mas eu gosto dele...

Anônimo disse...

Eu até gosto dele. Prefiro um grosso esforçado do que um grosso morto, vide Lulinha e cia. E outra, eu acho que ele ainda é firme pra marcar, o Bovino e o Fabinho estão bem abaixo dele no quesito marcação. O Fabinho, por sinal, está se saindo um perfeito BO.

Unknown disse...

O Blog de vocês está bem bonitinho, tem uns textos bacanas aqui, parabéns.

Flávio Benny Blanco.